Benefícios do Esporte

A prática esportiva pode trazer inúmeros benefícios ao nosso organismo, não só no aspecto físico e biológico, mas também mental e emocional, proporcionando o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças e agindo como mecanismo de proteção contra doenças comuns na fase adulta, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

Benefícios do Esporte para idosos

A primeira relação que podemos estabelecer é entre a prática esportiva e qualidade de vida. Para termos uma vida saudável e ativa necessitamos que o corpo e a mente estejam em pleno funcionamento de suas atividades, com vigor, energia e força para que possamos realizar as atividades do dia a dia da melhor forma possível.

Quando praticamos alguma atividade física regularmente obtemos os seguintes benefícios:

  • Maior oxigenação no cérebro, aprimorando as funções cognitivas e o raciocínio como: agilidade, pensamento rápido, percepção mais clara, reflexos e outros;
  • Aumento do colesterol bom (HDL) e diminuição do colesterol ruim (LDL);
  • Fortalecimento/manutenção da massa óssea;
  • Melhora do sono;
  • Fortalecimento dos músculos, o que nos ajuda na realização de atividades básicas;
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória, ou seja, uma maior capacidade pulmonar e respiratória fazendo com que o coração consiga bombear mais sangue;
  • Diminuição do estresse e por consequência melhora do humor.

Existem muitos outros benefícios que o esporte nos proporciona, mas isso fica para um próximo encontro.

Você ainda não pratica nenhum esporte? Que tal começar agora? Mas lembre-se que antes de iniciar qualquer atividade física você deve procurar um médico, fazer uma avaliação física e sempre contar com o acompanhamento de um profissional de educação física.

Até a próxima semana!