Início de Temporada: Como Planejar Sua Equipe

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre o inicio de temporada e planejamento de equipes para o ano.

A temporada 2018 já começo em grande parte no Brasil e as equipes ainda estão pegando o ritmo para as competições. Mas a pergunta é: Sua equipe esta preparada para a temporada?

Hoje podemos ver, principalmente nos clubes de primeira divisão uma preocupação muito grande em relação ao planejamento para o ano. O que podemos chamar de um planejamento a curto prazo. Temos que entender que este planejamento basicamente envolve: formar um grupo, prepará-lo técnica e fisicamente, mantê-lo motivado e fazer adaptações durante a temporada.

Formar um grupo ou trabalhar com o grupo já existente no início do ano, pode ser mais fácil. As preocupações pessoais, de trabalho ou de estudo dos jogadores amadores não se acumularam e por isso muitos podem se dedicar mais aos treinos, além de conseguir um grupo “zerado” de lesões.

A preparação física/técnica é fundamental na pré-temporada e também muito importante durante a temporada. No início, os treinos sempre devem ser bem exigentes na questão física de campo e academia além da exigência técnica das habilidades como: passe, tackle, duelo, ruck, jogo aéreo. Uma boa preparação, além de ajudar a prevenir lesões, deixa a equipe motivada.

Manter a equipe motivada é fundamental! Treinos dinâmicos, exigentes e divertidos são pontos chaves para isso. Desafiar diariamente os jogadores durante os treinos com minijogos é uma boa maneira de mantê-los preparados para os jogos e motivados. Conhecer a necessidade individual de cada atleta e saber até que ponto poderá exigir dele é um dos principais papeis do treinador durante o ano. Os treinos devem ser divertidos sempre independente do nível que a equipe jogue. Mas não podemos confundir diversão com falta de foco ou falta de seriedade.

As adaptações no planejamento podem depender de muitas coisas. Às vezes por conta de lesões e falta de jogadores, as vezes por simples questões táticas. A improvisação e adaptação devem ser uma característica de um bom treinador. Para isso, o feedback treinador/jogador e jogador/treinador é fundamental!

Com um bom planejamento e acreditando no trabalho que esta fazendo, a temporada pode vir a ser muito favorável à sua equipe! E lembrem-se também de ter a humildade de reconhecer quando não esta dando certo e a criatividade em se adaptar!

 

Um 2018 de muitas vitórias a todos!

Deixe sue comentário, dúvidas e sugestões!