Consumo Consciente – A Nova ALMA da Moda

O Consumo Consciente é o termo que está em alta no momento. E, a primeira vista, pode parecer se referir só ao meio ambiente, economizar energia, reciclar e etc. Mas o Consumo Consciente vai mais fundo que isso.

É pensar duas, três vezes antes de consumir algo e pensar também no processo de produção daquilo que você deseja consumir. Essa mentalidade também se relaciona com sua administração financeira, de uma forma ou de outra. Acima de tudo é entender os impactos dos seus hábitos de consumo, considerando, além do produto, também o meio ambiente e as pessoas que serão afetadas positiva e negativamente.

A parte Sustentável do consumo consciente não é difícil de pensar, afinal se você consome menos, reduz a quantidade de lixo e o dano no meio ambiente produzido desde a produção até o descarte em si. Mas como isso afeta outras pessoas?

Veja se faz sentido para você. Por exemplo, se você compra de lojas pequenas e nacionais, isso valoriza o mercado interno. Os pequenos produtores são muito beneficiados (pois é deles que vem os produtos de lojas de mesmo porte) e o custo por unidade diminui, o que é um benefício para você e para outros como você. Ser mais barato não quer dizer que o produtor recebeu menos do que o justo, apenas que não existe custo de importação e as várias outras taxas que são cobradas nas grandes lojas, além de termos certeza de que não houve trabalho escravo para produzir aquela peça.

Existem várias formas de consumir conscientemente, ou seja, colocar em prática essa mentalidade. Usando o exemplo do mercado da moda, onde estamos inseridos ao produzirmos nossas roupas. As marcas reconhecidas por esse método usam o slow fashion, produtos que não sejam prejudiciais para a natureza, reaproveitam tecidos e geralmente os produtos são feitos em pequena escala, às vezes até artesanalmente.

Aqui na ALMA a gente está de olho em todo o processo de produção das nossas peças. Sabemos de onde vem o tecido e fiscalizamos as empresas que contratamos para produzir as roupas que colocamos à venda. Além disso, vale lembrar que a nossa loja é diretamente ligada ao Instituto ALMA, e, para cada peça que você compra, você está doando uma aula de Rugby para uma criança!

Se essa mentalidade fizer sentido para você, deixa seu  comentário e vamos conversar. Quem sabe assim mais pessoas se engajam nesse movimento.