A origem do campeonato mais tradicional do Rugby

O Six Nations, ou Seis Nações, logo vai começar e por isso a gente tá aqui para você ficar por dentro de tudo o que precisa, pra poder curtir os jogos sem quebrar a cabeça!

Como o nome indica, são seis times representando países europeus. São eles a Escócia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália e País de Gales. Assim como vários torneios, entre eles o Super Rugby, o campeonato nem sempre teve esse nome. 

Quando era disputado entre os países da Grã Bretanha (Escócia, Inglaterra, Irlanda e País de Gales), era chamado de Home Nations. Foi disputado de 1883-1909 e depois de novo de 1932-1939. Com a entrada da França na disputa, em 1910, passou a ser chamado de Cinco Nações (Five Nations). Só em 2000, quando a Itália se juntou aos outros cinco países, que o campeonato foi batizado de Seis Nações.

Mesmo perdendo sua força, por conta da Copa do Mundo, o torneio carrega sua importância, pois foi o primeiro campeonato de Rugby Union internacional e já premiou as seleções 100 vezes!

As seleções se enfrentam em uma só rodada, numa disputa por pontos corridos: 2 pontos para vitória, 1 para empate e 0 para derrota.

Além do troféu do Six Nations (que não existia até 1933), o campeonato também tem outras premiações. O time que vence todos os jogos, completa um Grand Slam (termo usado para definir grande feito)! Se uma das quatro nações que fazia parte da Home Nation ganhar das demais, ela recebe a Tríplice Coroa.

Além disso, também tem as premiações para os jogos entre duas seleções: a Copa Calcutta, vai para o vencedor de Inglaterra e Escócia; o Troféu Milênio, ganha a Inglaterra ou Irlanda; o Centenário Quatch é disputado pera Irlanda e Escócia; enquanto o Troféu Garibaldi fica entre Itália e França. Por fim, a seleção com a pior classificação, recebe a Colher de Pau. Enquanto a Irlanda e a Inglaterra nunca receberam esse título, a Itália recebeu 11 desde que se juntou ao torneio.

Falando sobre estatísticas, a seleção da Rainha Elizabeth II é a que tem mais títulos, desde a inauguração do Home Nations. São 28 vitórias, seguida pelo País de Gales, com 26. A Itália é a única que nunca ergueu esse troféu.

A 20ª edição, desde que o campeonato se tornou Six Nations, começa dia 1 de fevereiro, com a França e o País de Gales se enfrentando no estádio francês, as demais seleções se enfrentam no dia seguinte: Escócia (anfitriã) X Itália e Irlanda (anfitriã) X Inglaterra.

As 5 rodadas duram até 16 de março, que é quando saberemos o vencedor de um dos campeonatos mais tradicionais do Rugby Mundial!

E aí, quais são sua apostas? Conta pra gente aqui nos comentários!