Yaras Classificadas Para as Olímpiadas de Tóquio 2020

As Yaras venceram mais uma vez o Sudamericano Femenino, jogado em Lima, no Peru. Ao fazê-lo, as brasileiras garantiram sua passagem para o segundo Jogos Olímpicos consecutivos depois de serem os anfitriãs em 2016.

Invicto na região desde 2004, o Brasil já se classificou para o maior evento esportivo do mundo e para a Série Sevens Feminina do HSBC World Rugby 2020, como equipe principal, ao longo dos últimos dois meses.

As Yaras lideraram o Grupo A depois de grandes vitórias sobre a Venezuela, Guatemala, Paraguai e Peru, com média de exatamente 50 pontos por jogo e sofrendo apenas 17 em seus quatro primeiros jogos.

Depois de empatar por 24 a 24 com a Argentina, a Colômbia venceu três vitórias seguidas, contra o Chile, Uruguai e Costa Rica, para chegar às semifinais.

A Colômbia precisava vencer a Costa Rica por 69 ou mais pontos para evitar o encontro com o Yaras nos últimos quatro e chegou lá com dois pontos de vantagem, correndo atrás de cada try para vencer por 71 a 0 e ficar no topo de seu Grupo. No processo, elas também garantiram um lugar nos Jogos Pan-Americanos que serão disputados em Lima em 2019.

A Argentina enfrentou o Brasil na primeira semifinal e pressionou As Yaras, mas as atuais campeãs acabaram vencendo por 36 a 14. O time da casa, o Peru, apoiado por um grande contingente de torcedores, em um raro dia de sol, também pressionou os colombianos na outra semifinal, mas a experiência das mulheres tucanas permitiu que elas levassem a partida, 19-5.

No disputa pelo terceiro lugar, o Peru voltou a lutar bastante, mantendo a Argentina empatada em 5-5 no segundo tempo, mas a boa forma de Las Pumas permitiu a vitória por 22 a 12. 

Com o público peruano apoiando as colombianas, a final foi um evento agradável em que o Brasil manteve o comando, apesar de permitirem que as colombianas conseguissem três tries. No final, o Brasil venceu por 28-15 vencedores.

O Brasil agora está ansioso para ver as Yaras em seu segundo Jogos Olímpicos e a chance de melhorar seu nono lugar em 2016.