Cultura Russa – Caminho pro Japão

Aprender sobre a cultura dos países nos ajuda a entender melhor e principalmente respeitar as diferenças, um dos principais valores da ALMA e do Rugby.

Nesse post vamos conhecer mais sobre a cultura russa, um dos países que vai participar da Copa do Mundo de Rugby 2019.

A cultura da Rússia, cujas raízes remontam aos primeiros eslavos orientais, é produto de uma sociedade multiétnica, embora dominada pelo idioma russo e pelo povo russo, que constitui a maioria da população. Há mais de 160 diferentes grupos étnicos e povos indígenas na Rússia. 

O artesanato, como os brinquedos matrioshka e dymkovo, o estilo khokhloma, a cerâmica gzhel e as miniaturas de palekh, representam um importante aspecto da cultura popular russa. Roupas étnicas russas incluem o cafetã, a kosovorotka e a ushanka para os homens e o sarafan e o kokoshnik para mulheres, com lapti e valenki como sapatos comunsclue. Vários grupos étnicos da Rússia têm tradições distintas de música tradicional. Instrumentos musicais étnicos típicos do país são gusli, a balalaika, zhaleika e a garmoshka. A música popular teve grande influência nos compositores clássicos russos e nos tempos modernos é uma fonte de inspiração para uma série de bandas folclóricas mais populares, incluindo a Melnitsa. 

O folclore russo antigo tem suas raízes na religião pagã eslava. Muitos contos de fadas russos e épicos bylinas foram adaptados para filmes por diretores de destaque, como Aleksandr Ptushko e Aleksandr Rou. Poetas russos, incluindo Pyotr Yershov e Leonid Filatov, fizeram uma série de bem conhecidas interpretações poéticas dos contos de fadas clássicos. Os russos têm muitas tradições, incluindo a lavagem em banya, um banho de vapor quente semelhante à sauna. 

Resultado de imagem para raiz-forte russa
Armoracia rusticana, “raiz-forte russa”. Anna Reg/Wikipedia

A culinária russa é especializada em sopas. Utiliza-se muito das raízes, tais como batatas, beterrabas, cenouras e até o nabo, que produz a “raiz-forte russa”, chamada Gren. Trabalham muito com derivados do leite, tais como kefir, smetana e tvorog. Com ervas e verduras específicas, tais como o dill, o estragão ou a azedinha, que garantem sabores ainda desconhecidos por muitos, a culinária russa é uma surpresa bastante agradável. 

E, claro, não podemos deixar de lado, as boencas russas. Esses conjuntos de bonecas, conhecidos como bonecas matrioshkas, consistem em uma figura de madeira que pode ser separada para revelar outra versão menor da mesma imagem, e assim por diante.

Geralmente são seis ou mais bonecos aninhados um dentro do outro. A pintura de cada boneca, que pode ser extremamente elaborada, geralmente simboliza uma camponesa russa em trajes tradicionais.

Resultado de imagem para cultura russa

Em esportes a Rússia é mais conhecida pelo balé, ginástica artística, e basquete, e talvez por isso a seleção fique um pouco pra trás quando se trata de Rugby.